Manobras de skate: quais são mais utilizadas?

Compartilhe!

Sempre que mencionamos campeonatos e atletas do skate, comentamos sobre a adrenalina dos desafios que são realizados dentro dos campeonatos e categorias, mas ainda não detalhamos um pouco mais sobre os tipos de manobras que existem no esporte.

Por isso, continue a leitura que vamos te contar quais são as manobras mais utilizadas nos campeonatos, as nomenclaturas e sua aplicação. Confira!

Conheça as manobras que não podem faltar no skate

Todas as manobras de skate, que também são chamadas de trick, possuem um nível de dificuldade, e apesar de serem aplicadas até as mais básicas, é importante considerar que cada movimento evolui a partir da execução do simples e do suprimento em pista.

Manual

Essa é a manobra essencial para todos os iniciantes no skate, tem duas variações: o front em que as rodas da frente são elevadas no salto e o back no qual as rodas de trás são elevadas.

E para realizar é preciso pegar impulso e ter o equilíbrio na extremidade, além de decidir se irá realizar o manual frontal ou o back, já que apesar de terem a mesma base são diferentes na sua finalização.

Ollie

Leva este nome por contas de Alan Ollie Gelfand, o skatista americano que inventou essa manobra. É uma das mais básicas do skate, que deve fazer parte do treino de qualquer skatista, já que o faz saltar do solo e desviar de objetos das pistas, sejam eles cones, ou corrimões. Essa manobra é utilizada como base de várias outras.

Goofy

A goofy é uma das técnicas mais utilizadas no mundo do skate, também do snowboard e surf, wakeboard e sandboard, é a posição de base que o atleta precisa ficar com o pé direito à frente.

Apesar do pé direito estar à frente, quem é responsável por dar impulso a manobra é o pé esquerdo, pois o que fica atrás é o dominante da base. Mas se você optar pelo apoio inverso, com o pé direito dando impulso, pode se considerar um Goofy Footer.

Nollie

Essa trick é feita com a troca da base, para conseguir realizá-la precisa ter uma boa coordenação motora, assim o pé que dará impulso deve ficar no nose e o de trás posterior aos parafusos do shape. E assim o impulso dá uma batida e o de trás vai até o tall, realizando a base trocada.

Flip

Também conhecida como kickflip faz o skate rodar no próprio eixo, é uma das manobras mais conhecidas do skate. Para realizar precisa dar impulso e um salto, assim no momento que fará o giro, deve dar um chute na diagonal para causar o efeito e manter o equilíbrio do movimento, para voltar com os pés firmes na posição inicial.

Pop Shove-it


Nessa manobra o skate faz a rotação 180° e precisa manter a mesma base do Ollie. O pé que apoiar a frente deve chutar para frente ao mesmo tempo que o de trás chutar para trás, também exige uma boa coordenação e movimentos simultâneos, caso contrário a trick dará errado. Dentro deste movimento também é possível realizar o giro 360° e 720°.

Bigspin


Uma variação da Pop Shove-it, voltada a skatistas mais experientes, é considerada uma das mais difíceis de se realizar, o giro é feito em 360° de rotação da elevação até o retorno ao chão.

Heelflip

Também mantém o mesmo movimento da manobra Ollie, mas eleva o nível de dificuldade, já que ao saltar precisa girar e cair com as rodas firmes ao chão, para isso precisa pisar no shape ao mesmo tempo que faz o giro, em questões de segundos.

Lembre-se que para realizar essas manobras, é recomendável realizar com equipamentos de proteção como capacete, e até mesmo joelheiras e cotoveleiras. Além de muito treino e tentativas até obter os resultados finais.


Você já conhecia essas manobras do skate?
Confira a nossa linha de skatesshapes e materiais de skates, com a  qualidade que todos atletas precisam, seja ele experiente ou amador.

Fonte: Skate dos sonhos

spot_img

Related Posts

Rayssa Leal une moda de luxo da Louis Vuitton ao skatewear da Nike

A campeã olímpica Rayssa Leal venceu Tokyo 2020 com apenas 13 anos. Aos 11 se tornou a skatista mais...
spot_img