4 dicas de preservação dos oceanos no Dia Mundial do Surf

Reviews e Dicas4 dicas de preservação dos oceanos no Dia Mundial do Surf

Compartilhe!

Aloha! Neste mês de junho, comemoramos o Dia Mundial do Surf, que é dedicado aos apaixonados pelos mares e oceanos. Então separa a sua prancha e faça ondas iradas para celebrar esta data! 

O principal objetivo desse dia é o incentivo e conscientização da preservação das águas, redução das poluições e em prol dos animais marinhos. Afinal, sem esses cuidados, não terá praia para ocasiões de lazer e nem para campeonatos.

Existem muitas ações que podem ser feitas para manter o oceano limpo, por isso separamos algumas ações para você colocar em prática quando estiver em contato com a natureza.

Confira 4 dicas para um surf consciente

preservação dos oceanos dia mundial do surf

“Aloha” é uma saudação muito utilizada no surf, significa respeito. E se tornou um lifestyle entre os surfistas, que por estarem em constante contato com as praias, tem como responsabilidade respeitar o espaço do próximo, a natureza e também a si mesmo.

Entre essas responsabilidades está a proteção dos oceanos e animais, redução de consumismo e poluição, e também apoio a causas que são responsáveis por essas ações. E se você também quer fazer parte dessa causa, basta fazer a sua parte como:

  1. Tenha sempre um saco de lixo
preservação dos oceanos dia mundial do surf

Não deixe que canudos plásticos e outros itens entrem em contato com a água, pois a correnteza leva embora e os animais marinhos podem acabar comendo ou ficando presos nos retalhos.

Fora que muitas ONGs e voluntários tem muito trabalho para deixar a praia limpa ao recolher o lixo que é deixado na areia. Sempre leve um saco e retire o seu lixo da praia e o jogue em local apropriado.

  1. Respeito à vida marinha
preservação dos oceanos dia mundial do surf

Caso se depare com animais marinhos na costa ou mesmo no oceano, tente chamar ajuda ou ajudá-los, mas não os irrite ou pegue só para tirarem fotos, pois eles estão no habitat natural deles e não devem ser retirados ou incomodados.

  1. Use produtos sustentáveis

Opte por produtos eco-friendly, sustentáveis ou que tenham materiais recicláveis em sua composição. Isso ajuda a reduzir o impacto negativo no meio ambiente, além de serem produtos mais duráveis que inibe o consumo excessivo e, por consequência, redução de matéria-prima, pois estará reaproveitando os materiais.

Aqui na Overboard temos tênis confeccionados em 50% com produtos recicláveis que são:

A linha Vans VR3 tem tecido confeccionado com 100% de PET reciclado, 50% de espuma EVA com base biológica no entressola. Contém couro regenerativo produzido em fazendas dedicadas às práticas sustentáveis.

O Adidas Grand Court  também é uma linha confeccionada em 50% com materiais recicláveis, para contribuir com a redução de resíduos plásticos e tem um amortecimento suave.

  1. Apoie ONGs ou seja um voluntário

No Brasil existem muitas Organizações Não Governamentais que fazem a sua parte e conseguem manter muitas praias limpas. Algumas delas são:

preservação dos oceanos dia mundial do surf
  • Ecosurf que por meio do cyberativismo transforma o surf em uma luta socioambiental, em defesa dos territórios costeiros e marinhos;
  • ICC – Instituto de Conservação Costeira atua em prol de evitar danos ambientais, paisagísticos e culturais;
  • Sea Shepherd uma organização internacional, que usa táticas não-violentas para coletar e documentar dados e informações que causem riscos à vida na água e nos ecossistemas marinhos;
  • Aliança pelos Oceanos promove cooperação entre empresas e produz materiais de conscientização para pesquisar, preservação e proteção dos oceanos;
preservação dos oceanos dia mundial do surf
  • ABLM – Associação Brasileira de combate ao Lixo Marinho é uma rede de entidades jurídicas e civis, que promovem o desenvolvimento sustentável para recuperar os ecossistemas marinhos e costeiros;
  • Parceiros do Mar atuam em prol de ações que promovam preservação litorânea e segurança das pessoas que frequentam o litoral praiano;
  • Euceano.org lutam para reduzir os resíduos plásticos do oceano, proteger a vida marinha e mudar a relação que a humanidade tem com o mar. 

Como será a sua celebração do Dia Mundial do Surf por aí?

Leia também: Por que é comemorado o Dia Internacional do Surf?

Fontes: Todas as Ongs citadas.

spot_img

Posts recomendados

Conheça a história da marca Hurley

A Hurley é uma marca californiana de surfwear, que começou com a paixão pelo esporte e pelo mar. Com...
spot_img

Posts Populares

Por que comprar um longboard?

O Longboard, assim como o skate, é um shape que você pode usar com muita versatilidade. Conhecido pelos asfaltos,...