Celebre o Dia Internacional do Skate

Compartilhe!

No dia 21 de junho é comemorado o Go Skateboarding Day, que é o Dia Internacional do Skate. Essa data é prestigiada desde 2004 e foi criada pela Associação Internacional de Companhias de Skate (IASC).

A Associação existe desde 1994, atua sem fins lucrativos em prol da diversão e para promover a cultura e criatividade, a partir da prática de manobras no skate. 

No Brasil, o Ministério do Esporte criou o “Skate por lazer” para incentivar mais jovens e mulheres a praticarem o skate. E também existem grupos que se encontram para trocar experiências como o Divas Skateras, que incentiva a prática feminina. 

Por que é comemorado o Dia do Skate?

Dia Internacional do Skate

É voltado para amadores que querem ingressar no esporte radical e também para os skatistas profissionais compartilharem suas experiências dos campeonatos mundiais.

Leve equipamentos de segurança como capacete, tornozeleira, joelheira, escolha bem o seu shape e rodinhas, e vá treinar em pistas de skates com obstáculos, em praças ou parques. 

Quando decidir começar no esporte é importante estar acompanhado de um treinador ou um skatista experiente para te ajudar com dicas no equilíbrio, condicionamento físico e desempenho. 

Também fique atento ao Over na praça, que ocorre sempre no último sábado do mês, com competições amadoras, além de prêmios. É muita troca e diversão.

Qual é a origem do skate?

Dia Internacional do Skate

O skate surgiu na década de 60, na mesma época e local que o surf fazia o maior sucesso. A Califórnia tinha dois esportes radicais predominantes na cidade, um com manobras sob o mar e outro no asfalto.

No período em que a maré estava baixa e não dava para surfar, os atletas se arriscavam no asfalto com uma prancha sob rodas, mais conhecida como shape e rodinhas. O skate era chamado de “sidewalk surf” e se tornou um dos lifestyle mais conhecido entre os jovens.

Já em 1965, foram realizados os primeiros campeonatos e a fabricação de skates. Porém, o reconhecimento só aconteceu 10 anos depois, porque a revista especializada Skateboarder preferiu cobrir apenas competições de bikes. 

Só permaneceu com o skate, os atletas que eram realmente apaixonados pelo esporte. Na década de 70 com racionamento de água, as piscinas ficavam vazias e se tornavam pistas para o skate vertical.

Com o passar dos anos, skatistas profissionais revolucionaram na criação de novas manobras, incluídas em competições e campeonatos com adaptações do surf para o skate, como a ultrapassagem de obstáculos ao invés do equilíbrio nas ondas.

Modalidades do Skate

Dia Internacional do Skate

O skate ganha cada vez mais visibilidade, sendo o esporte classificado pela primeira vez em uma Olimpíadas. Em Tokyo 2020, os brasileiros Rayssa Leal e Kevin Hoefler ganharam medalha de prata na modalidade skate street. Já Pedro Barros também levou prata no skate park. 

As competições de skate também estão confirmadas para Paris 2024, e para fazer um aquecimento, separamos as principais manobras feitas no esporte. Confira!

  • Street: é o mais popular, usa a arquitetura da cidade como corrimão, escadas e caixotes para manobrar nos obstáculos. São mais praticadas sem sair muito do chão.
  • Park: utiliza uma pista oca com várias curvas sinuosas, exigindo mais manobras e técnicas, para não perder o equilíbrio a cada a passagem.
  • Half Pipe: a pista tem o formato de U, com aproximadamente 4 metros de altura, pode ser feita de madeira ou concreto.
  • Pool Riding: é a modalidade mais parecida com o surgimento do skate, as manobras são feitas dentro de piscinas vazias.
  • Big Air: as manobras são feitas na descida de uma rampa em alta velocidade, para dar um salto e alcançar outra rampa.
  • Downhill: similar ao Big Air, o skatista desce uma ladeira fazendo manobras em alta velocidade.
  • Longboard: com shapes bem maiores que o convencional, o skatista desce as ladeiras com manobras de slides.
  • Boardercross: o atleta desce a ladeira e passa por obstáculos como cones e rampas.

Você já sabia dessas curiosidades?

Comemore o Dia Internacional do Skate com muita diversão e incentive a prática de esportes.

Leia também: Dia mundial do skate: saiba tudo sobre essa data  

Fonte: Skateshop, Calendarr, Olympics e Exame

spot_img

Related Posts

Rayssa Leal une moda de luxo da Louis Vuitton ao skatewear da Nike

A campeã olímpica Rayssa Leal venceu Tokyo 2020 com apenas 13 anos. Aos 11 se tornou a skatista mais...
spot_img