Com o intuito de promover o incentivo ao skate no Brasil, o Ministério do Esporte lançou o programa Skate por Lazer, para ampliar os espaços recreativos com maior acessibilidade e democratização, além de aumentar a participação feminina, na prática.
Além disso, o projeto também defende frentes de inclusão social e fomento à integração de atividades esportivas. Todos podem participar, crianças a partir de 6 anos, adolescentes, jovens e adultos, porém é obrigatório que 50% das vagas sejam para mulheres.
O Skate por Lazer também cria núcleos de socialização, no qual diferentes etnias, idades e habilidades motoras se unem em prol da diversão.
Como funciona o Skate por Lazer?
O Skate por Lazer é uma iniciativa da Secretaria Nacional de Esporte Amador, Educação, Lazer e Inclusão Social (SNEAELIS), para garantir o acesso gratuito ao skate.
O edital foi publicado no dia 06 de abril de 2023, como um chamamento público para ter apoio da população ao início da aplicação do programa.
Serão selecionadas 15 propostas, sendo 3 por cada região do país: centro-oeste, nordeste, norte, sul e sudeste.
Cada proposta fará parte de 3 núcleos, que pode atender até 64 pessoas, conforme as Diretrizes e vão receber recursos como:
- Aquisição de material esportivo (capacetes, joelheiras, skates);
- Uniforme;
- Material de identificação visual;
- Divulgação e eventos;
- Pagamento de recursos humanos;
- Acesso às pistas de skates;
- Presença de um professor de educação física.
As propostas foram enviadas até o dia 26 de abril. Já o valor total investido pelo governo passa de 2 milhões de reais e cada núcleo terá disponível R$185,9 mil de orçamento. O resultado das propostas escolhidas será no dia 13 de junho.
Gostaram dessa iniciativa?
Leia também: Como ter mais determinação na prática de esportes
Fonte: MSN, Hardcore e GOV