Dia mundial do skate: saiba tudo sobre essa data!

Compartilhe!

Neste 21 de junho é comemorado o dia mundial do skate, um esporte mais conhecido pelo seu estilo de vida que vai muito além de manobras radicais, envolve estilo e personalidade que tomam conta de todas as pistas.

Separamos curiosidades sobre o início dessa comemoração e também os marcos históricos do skate, mostrando o quanto esse esporte merece estar nas Olimpíadas. Confira!

Início da celebração


O Go Skateboarding Day é celebrado mundialmente desde o dia 21 de junho de 2004, pela Associação Internacional de Empresas de Skate (IASC), com o objetivo de promover eventos comunitários, unir skatistas de todo o mundo e se desconectar de eletrônicos para vivenciar a experiência por inteiro.

A primeira vez aconteceu na Califórnia, com pistas móveis para a prática de manobras, atividades interativas e muito churrasco. É um momento de muita troca de vivências e de compartilhar truques para melhorar a performance.

Popularidade

De acordo com o National Today, o Skate é um dos esportes mais populares entre os menores de 18 anos, com 85 mil praticantes pelo mundo. E também é um momento para curiosos pegarem dicas para iniciarem no ambiente de adrenalina do esporte.

E nada melhor para celebrar o Dia Mundial do Skate, relembrando momentos históricos e skatistas incríveis que transformam o esporte e inspiram mais pessoas a segui-lo.

Momentos históricos do Skate

Na década de 60 o skate ficou conhecido como uma “extensão do surf no asfalto”, já que os movimentos e equilíbrio são bem similares. O lifestyle tinha o lema de “faça você mesmo”, e assim foram criadas diversas manobras que vemos atualmente.

O primeiro campeonato de skate surgiu em 1963, na cidade de Hermosa Beach, na Califórnia, e vencida pelo Larry Stevenson, que criou kicktail, em que as pontas do skate ficam dobradas para cima. 

O skate sempre foi muito marginalizado, sendo chamado de esporte rebelde, mas as coisas passaram a mudar e se tornou reconhecido como um esporte profissional só na década de 90. 

Marco de reconhecimento

Um dos primeiros campeonatos televisionados foi em 1995 pela ESPN com o campeonato X-Games, que trouxe mais reconhecimento e mudou a visão das pessoas sobre o skate. A partir do interesse pelo esporte e pelos campeonatos, surgiram as modalidades Slalom, Downhill, Freestyle e Vertical.

Os anos 2000 é a era mais forte do skate e em 2010 foi criado o Street League Skateboarding, pelo skatista profissional e empresário Rob Dyrdek. A competição foi a primeira no mundo da modalidade street e segue anualmente com competidores convidados.

O maior marco do skate foi entrar para as Olímpiadas 2021, que aconteceram em Tóquio e que agora será renovada a participação para as Olimpíadas de Paris em 2024.  

Rayssa Leal

A skatista mais jovem da história do skate e dos jogos olímpicos, Rayssa Leal de 13 anos, ganhou 2 medalhas, uma de ouro no salto e uma de prata no individual. 

Kelvin Hoefler

E Kelvin Hoefler, conquistou a primeira medalha do esporte nas Olimpíadas, na modalidade street masculino. 

E o skate ainda trará muito orgulho aos skatistas do mundo todo, além de continuar inspirando os skatistas amadores e os admiradores desses atletas e estilo de vida tão importante para o esporte mundial.

Conheça a nossa linha de skates e renove com muito estilo.

Leia também: Dia mundial do Surf


Fonte: National to day, Federação Skate PR, Brasil Escola

spot_img

Related Posts

Rayssa Leal une moda de luxo da Louis Vuitton ao skatewear da Nike

A campeã olímpica Rayssa Leal venceu Tokyo 2020 com apenas 13 anos. Aos 11 se tornou a skatista mais...
spot_img