O surf é um esporte radical que busca a conexão do corpo com a natureza, une a arte, a música e a moda surfwear junto à conscientização da preservação dos oceanos.
Transcende a mera prática esportiva, transformando-se em uma filosofia de vida, tem data mundial comemorativa e muita influência em campanhas que incentivam a não utilização de produtos poluentes e também o cuidado à vida marinha.
As praias litorâneas, mar e ondas são consideradas a segunda casa de muitos surfistas, por isso precisam ser preservadas.
Saiba mais sobre o universo do surf
Surfar proporciona melhora no condicionamento físico e coordenação motora, mais equilíbrio e também contribui com a saúde mental do atleta, já que alivia o estresse e transmite paz e tranquilidade.
Veja como o surf pode ser muito além de conviver no oceano, e ser grandioso em competições, moda, música e na arte. Confira!
Campeonatos de surf
A popularidade do surf explodiu nos últimos anos, sendo marcada com a sua inclusão nos Jogos Olímpicos. Ítalo Ferreira, em um feito histórico, garantiu a primeira medalha de ouro olímpica em Tóquio 2020. Em Paris 2024, a equipe brasileira continuou a brilhar, com Tati Weston-Webb conquistando a prata e Gabriel Medina, o bronze.
Além dos Jogos Olímpicos, os surfistas brasileiros dominam o circuito profissional, especialmente a World Surf League (WSL), considerada a principal competição mundial. A cada ano, nossos atletas demonstram seu talento e paixão pelas ondas, levando o nome do Brasil para o topo do pódio.
Piscina de ondas artificiais
Kelly Slater é um ex-surfista renomado, considerado melhor do mundo no surf, que criou uma experiência única no deserto da Califórnia, a piscina de ondas artificiais.
Essa piscina permite que os surfistas aprimorem suas habilidades em um ambiente controlado, sem a interferência das condições climáticas. Ele foi o precursor, hoje em dia já se encontra essas piscinas artificiais em outros locais do mundo, inclusive no Brasil.
Surf e arte
Lizzy é uma artista e surfista portuguesa que promove a arte “Soul and surf”, como costuma chamar. Já exibiu suas obras no Brasil, Grécia, França, Bélgica, Índia e nos Estados Unidos.
“Vejo o surf como uma forma de aprimoramento espiritual e pessoal, sendo o Oceano meu grande mestre. O Oceano me ensina. E o que desenho é consequência do que aprendi com ele. Desenhar é minha forma de compartilhar minhas verdades.” — Disse Lizzy à Alma Surf.
Ela busca se tornar uma surfista melhor, aprendiz de suas criações, se sente mais conectada ao oceano e gosta de criar contrastes com cores tropicais e traços simples.
Música
Além de eventos que promovem competições, shows com DJs de música eletrônica, hip-hop e rap, muito grafite ao ar livre fazem parte do mundo surf. Esses festivais reúnem os apaixonados pelo surf para uma troca de experiências e encontros culturais.
O gênero surf rock ou surf music bombou nos anos 60, com bandas como The Beach Boys, o baterista Dennis Wilson era um surfista de primeira linha.
Jack Johnson é um surfista e músico mundialmente conhecido, nascido no Havaí e conquistou o mundo com o seu estilo surf music, apenas com voz e violão..
Literatura
Na literatura, o ex-surfista e escritor William Finnegan escreveu a autobiografia “Barbarian Days”, Dias Bárbaros na tradução, no qual relata a sua conexão com o surf. Foi vencedor do Prêmio Pulitzer.
Surfwear
É a moda atrelada ao estilo de vida surfista, como roupas para surf, camisetas, croppeds, bermudas, acessórios, óculos, chinelos, bonés. Uma variedade de produtos que não saem do guarda-roupa de nenhum apaixonado pelo esporte.
O surfwear é composto por grandes marcas como a Billabong, Quilksilver, Hurley, Kenner, Hang Loose, Volcom e Rip Curl. Fazem parte da cultura do surf, o estilo, design e produtos feitos exclusivamente para aproveitar dias de praia e a prática esportiva com mais tranquilidade e conforto.
Gostou de saber mais sobre como o surf vai além dos mares e do esporte?
Para compor mais looks surfwear, visite o site da Overboard e fique por dentro das novidades!
Fonte: Exame, Alma Surf e Rock Cabeça