Por que é comemorado o Dia Internacional do Surf?

Compartilhe!

O Dia Internacional do Surf é comemorado em 20 de junho, sendo essa data criada no ano de 2004 pela Surfrider Foundation . Nesta mesma data, comemora-se o solstício de verão nos Estados Unidos e, assim segue até os dias atuais.

Em 2018 a World Surf League (WSL) fundou o terceiro sábado de junho como uma data para surfistas amadores. Assim, esse mês ficou marcado por esse esporte disputado nas ondas, no qual profissionais e os iniciantes têm muito a celebrar.

Uma grande vitória desse esporte, foi quando entrou para as Olimpíadas de Tokyo em 2020, e seguirá nas competições em Paris 2024. O surfista brasileiro Ítalo Ferreira ganhou a medalha de ouro e se tornou o primeiro campeão olímpico do esporte.

Qual é a origem do Surf?

Dia Internacional do Surf


O surf veio da palavra em inglês surface e no Brasil, também pode ser escrito surfe. É um esporte realizado sob uma prancha, para manter o equilíbrio sob as ondas. 

O esporte radical tem origem da Polinésia e foi levado ao Hawaii, em 1778 pelo navegador inglês James Cook. Se consagrou na década de 50 no estado da Califórnia e se tornou popular na cultura americana. 

Mas os campeonatos profissionais só começaram por volta das décadas de 70 e 80. Hoje existem muitas competições, prêmios e mais expansão da presença feminina no surf.

Cuidados para a prática de surf

Dia Internacional do Surf

Para os iniciantes, é recomendado utilizar pranchas maiores, tipo as long board. Assim, conforme a prática, consegue ter mais equilíbrio e fazer um reconhecimento da intensidade das ondas.

Mas se o principal desejo é vencer campeonatos e realizar manobras em grandes ondas, o ideal é se matricular em uma aula de surf. Assim haverá mais conhecimento sobre todas as medidas de segurança para não se machucar.

Atividades cotidianas feitas com treinadores facilitam o desenvolvimento da coordenação motora, preparação física e cuidados com a alimentação, que contribuem no fortalecimento dos músculos e o equilíbrio sob a prancha.

Além disso, o surf tem um contato direto com a natureza, por isso também depende da força do vento e outros fatores para ser praticado.

O que é a Surfrider Foundation?

A Surfrider Foundation é uma organização sem fins lucrativos, localizada em Malibu, Califónia (EUA). Criada em 1984 por Glenn Hening, Lance Carson e Tom Pratte

O que move a Surfrider é tornar o mar um local equitativo, justo e diverso, para que todos tenham acesso às águas limpas, para se divertir e praticar surf sem poluir. Com foco em proteger os oceanos, ondas e praias do mundo.

Preza pela conservação e aproveitamento desses lugares, com uma poderosa rede de ativistas voluntários, que promovem campanhas de conscientização e arrecadam dinheiro para revitalizar as praias.

  • São mais de 200 clubes estudantis fundados;
  • Mais de 800 vitórias em prol da proteção da costa dos mares;
  • 182 mil horas de voluntariado dedicadas em 2021.

Qual a sua parte nesta data?

Dia Internacional do Surf

O Dia Internacional do Surf, é para repensar como está a situação das águas naturais que recebem o nosso esporte. Por mais que existam piscinas artificiais que imitam a movimentação dos mares e das ondas, não podemos abandonar a nossa natureza.

Surf é movimento, esporte, estilo de vida e intensifica a importância do cuidado, da despoluição e do respeito com o oceano. Todos têm o direito de usufruir e praticar seus hobbies aquáticos. 

Promova uma ação hoje em prol do surf, e comece com a mudança você também!

Já conhecia a origem do Dia Internacional do Surf?

Fonte: Uol, IF15 e Surfrider Foundation 

Leia também: Dia Internacional do Surf: Saiba curiosidades

spot_img

Related Posts

Rayssa Leal une moda de luxo da Louis Vuitton ao skatewear da Nike

A campeã olímpica Rayssa Leal venceu Tokyo 2020 com apenas 13 anos. Aos 11 se tornou a skatista mais...
spot_img