Dia Internacional do Surf: saiba as principais curiosidades!

NotíciasDia Internacional do Surf: saiba as principais curiosidades!

Compartilhe!

No dia 20 de junho é comemorado o Dia Internacional do Surf, um esporte que une adrenalina e muito equilíbrio sobre as ondas, além de conscientizar sobre a relação do ser humano com o mar.

E para celebrar esta data, separamos informações sobre a criação da data, o propósito de comemorar o dia do surf e também algumas curiosidades sobre o esporte. Confira!

Origem do Dia Internacional do Surf

A data foi fundada pela Surfrider Foundation em 2004, com o lema “A praia é para todos”, onde uma ONG com ativistas age em prol da proteção das costas e acessibilidade às praias independente de gênero.

O International Surf Day, apelidado de ISD, tem a data como celebração as ondas, as praias e o surf, que tanto amam e os unem por um bem maior, que é o de manter as costas dos mares protegidas para seguirem dividindo entre o bem estar dos animais marinhos e do esporte. 

Em todos os anos no dia 20 de junho, sobem a tag #internacionalsurfday, para todos os surfistas compartilharem o seu amor pelo esporte e mostrar todas as suas habilidades sobre as ondas, tudo nas redes sociais.

Curiosidades do Surf


O surf é conhecido como o esporte dos deuses, porque foi levado para o Hawaii por um rei da Indonésia, mas era bem diferente do que vemos hoje em dia. Os surfistas manobravam sob as ondas em cima de lascas de madeira, bem menos elegante do que as pranchas de surf que temos na atualidade, totalmente modernizada e seguras.

O hang loose, famoso sinal da mão feito pelos surfistas, também veio da realeza, enquanto um rei surfava e acenava aos seus telespectadores. Esse símbolo ganhou força em 1960, e significa “tudo tranquilo” “estou sossegado”, e ainda representa a vibe do esporte.

Sebastian Steudtner
Rodrigo Koxa

E temos manobras no Guinness World Record, o livro do records, onde o alemão Sebastian Steudtner surfou uma onda de 26,21 metros de altura em 2020 quebrando o recorde do brasileiro Rodrigo Koxa que surfou 24,38 metros.

ítalo Silva

O marco foi o surfista brasileiro ítalo Silva que conquistou a primeira medalha de ouro nas Olimpíadas de Tokyo 2021, e durante a competição teve que fazer a troca da prancha, pois a que estava quebrou enquanto realizava manobras. 

E o surf ainda trará muito orgulho para os apaixonados pelo esporte, está com presença confirmada nas Olimpíadas de Paris em 2024, e vai abrilhantar muito as ondas aos olhos do mundo.

Confira nossa coleção de surf e comemore com mais estilo.

Leia também:  Dia Mundial do Skate

Fontes: Surfrider, Origem Surf

spot_img

Posts recomendados

Conheça a história da marca Hurley

A Hurley é uma marca californiana de surfwear, que começou com a paixão pelo esporte e pelo mar. Com...
spot_img

Posts Populares

Por que comprar um longboard?

O Longboard, assim como o skate, é um shape que você pode usar com muita versatilidade. Conhecido pelos asfaltos,...