Aloha! Neste mês de junho, comemoramos o Dia Mundial do Surf, que é dedicado aos apaixonados pelos mares e oceanos. Então separa a sua prancha e faça ondas iradas para celebrar esta data!
O principal objetivo desse dia é o incentivo e conscientização da preservação das águas, redução das poluições e em prol dos animais marinhos. Afinal, sem esses cuidados, não terá praia para ocasiões de lazer e nem para campeonatos.
Existem muitas ações que podem ser feitas para manter o oceano limpo, por isso separamos algumas ações para você colocar em prática quando estiver em contato com a natureza.
Confira 4 dicas para um surf consciente
“Aloha” é uma saudação muito utilizada no surf, significa respeito. E se tornou um lifestyle entre os surfistas, que por estarem em constante contato com as praias, tem como responsabilidade respeitar o espaço do próximo, a natureza e também a si mesmo.
Entre essas responsabilidades está a proteção dos oceanos e animais, redução de consumismo e poluição, e também apoio a causas que são responsáveis por essas ações. E se você também quer fazer parte dessa causa, basta fazer a sua parte como:
- Tenha sempre um saco de lixo
Não deixe que canudos plásticos e outros itens entrem em contato com a água, pois a correnteza leva embora e os animais marinhos podem acabar comendo ou ficando presos nos retalhos.
Fora que muitas ONGs e voluntários tem muito trabalho para deixar a praia limpa ao recolher o lixo que é deixado na areia. Sempre leve um saco e retire o seu lixo da praia e o jogue em local apropriado.
- Respeito à vida marinha
Caso se depare com animais marinhos na costa ou mesmo no oceano, tente chamar ajuda ou ajudá-los, mas não os irrite ou pegue só para tirarem fotos, pois eles estão no habitat natural deles e não devem ser retirados ou incomodados.
- Use produtos sustentáveis
Opte por produtos eco-friendly, sustentáveis ou que tenham materiais recicláveis em sua composição. Isso ajuda a reduzir o impacto negativo no meio ambiente, além de serem produtos mais duráveis que inibe o consumo excessivo e, por consequência, redução de matéria-prima, pois estará reaproveitando os materiais.
Aqui na Overboard temos tênis confeccionados em 50% com produtos recicláveis que são:
A linha Vans VR3 tem tecido confeccionado com 100% de PET reciclado, 50% de espuma EVA com base biológica no entressola. Contém couro regenerativo produzido em fazendas dedicadas às práticas sustentáveis.
O Adidas Grand Court também é uma linha confeccionada em 50% com materiais recicláveis, para contribuir com a redução de resíduos plásticos e tem um amortecimento suave.
- Apoie ONGs ou seja um voluntário
No Brasil existem muitas Organizações Não Governamentais que fazem a sua parte e conseguem manter muitas praias limpas. Algumas delas são:
- Ecosurf que por meio do cyberativismo transforma o surf em uma luta socioambiental, em defesa dos territórios costeiros e marinhos;
- ICC – Instituto de Conservação Costeira atua em prol de evitar danos ambientais, paisagísticos e culturais;
- Sea Shepherd uma organização internacional, que usa táticas não-violentas para coletar e documentar dados e informações que causem riscos à vida na água e nos ecossistemas marinhos;
- Aliança pelos Oceanos promove cooperação entre empresas e produz materiais de conscientização para pesquisar, preservação e proteção dos oceanos;
- ABLM – Associação Brasileira de combate ao Lixo Marinho é uma rede de entidades jurídicas e civis, que promovem o desenvolvimento sustentável para recuperar os ecossistemas marinhos e costeiros;
- Parceiros do Mar atuam em prol de ações que promovam preservação litorânea e segurança das pessoas que frequentam o litoral praiano;
- Euceano.org lutam para reduzir os resíduos plásticos do oceano, proteger a vida marinha e mudar a relação que a humanidade tem com o mar.
Como será a sua celebração do Dia Mundial do Surf por aí?
Leia também: Por que é comemorado o Dia Internacional do Surf?
Fontes: Todas as Ongs citadas.