Saiba mais sobre as fases de competição do WSL

Compartilhe!

Sempre comentamos sobre os surfistas que passam para as próximas fases dos campeonatos e, principalmente as novidades das fases classificatórias. Mas como funcionam os circuitos de competição da WSL, os Challenge Series? Continue a leitura para saber mais.

Como são divididas as etapas do WSL?

O Circuito Mundial praticado pelos atletas profissionais é dividido em três etapas: CT (Championship Tour), CS (Challenger Series) e QS (Qualifying Series).

Championship Tour (CT)

manobras de surf

A temporada inicia com 36 competidores masculinos e 18 competidoras femininas, tudo ocorre em 5 etapas eliminatórias, que definem quais surfistas farão parte da elite de competições do ano seguinte.

Os 22 primeiros do ranking masculino e as 10 primeiras do ranking feminino, tem o seu lugar garantido, para continuar na busca pelo título mundial e competem com dois novos participantes por ranking até o final da temporada.

Os 5 primeiros colocados por equipe, depois de todas as etapas, competem pelo troféu e título mundial na WSL Finals.

Challenger Series (CS)

surf

É uma segunda divisão, com 96 atletas do ranking masculino e 64 do feminino, que inclui os melhores colocados do CT. São oito etapas que vão definir os 5 melhores e as classificatórias de 10 atletas femininas e 10 atletas masculinos que vão ser classificados para o próximo ano de competições.

Qualifying Series (QS)

surf

Essa fase é a oportunidade para os atletas iniciantes, pois não exige que sejam feitas longas viagens e investimentos altos para os locais de competição. Acontecem em sete regiões do mundo:

  1. África;
  2. Ásia;
  3. Austrália;
  4. Oceania;
  5. Europa;
  6. Havaí;
  7. América do Norte;
  8. América do Sul.


Desta maneira, os competidores conseguem se classificar em uma das fases próximo de sua residência, e o ranking final vai definir os melhores atletas para subir de categoria e se aproximarem da chance de conquistar o título mundial.

Você já sabia como funcionava a competição da WSL?

Relembre: Circuito Mundial do Surf: Filipe Toledo é tetracampeão da Etapa Brasil

Fonte: Globo Esporte

spot_img

Related Posts

Rayssa Leal une moda de luxo da Louis Vuitton ao skatewear da Nike

A campeã olímpica Rayssa Leal venceu Tokyo 2020 com apenas 13 anos. Aos 11 se tornou a skatista mais...
spot_img