O bicampeão mundial Filipe Toledo ganha 7º título do WSL

Compartilhe!

O surfista paulista Filipinho, venceu o australiano Ethan Ewing na final do campeonato mundial no último sábado, dia 10. A disputa aconteceu em Trestle, na Califórnia, onde Toledo reside há quase dez anos.

Ele garantiu mais uma vitória mundial, além de se tornar o segundo brasileiro da história a somar mais um título, que até então só o tricampeão Gabriel Medina havia conquistado.

Ethan mostrou as suas habilidades do surf com a linha de bordas e fez um estilo mais radical. Muito diferente de Filipe, que combina o progressivo com linhas aéreas. Foi uma disputa bem acirrada.

Na primeira bateria o australiano ficou a 7.33 pontos contra 7 do brasileiro. Já na bateria final Ethan somou 12.37 e Filipinho fez 14.27, nota que o declarou como bicampeão mundial, pelo segundo ano consecutivo.

História de Filipe Toledo

Ricardinho e Filipinho Toledo
Ricardinho e Filipinho Toledo

Filipe Toledo nasceu em 1995 na cidade de Ubatuba, litoral norte de São Paulo. Tem 3 irmãos e é filho do Ricardinho Toledo, que foi duas vezes campeão brasileiro do surf e hoje em dia orienta o filho que decidiu seguir os seus passos com maestria.

Ele começou em campeonatos locais, mas depois em 2014 se mudou para Califórnia com a sua família e começou a participar de disputas mundiais,  passo muito importante da sua carreira, pois foi um pontapé inicial para impulsionar o seu aperfeiçoamento. 

Disputou em circuitos com classificatórias para Olimpíadas e a títulos mundiais, venceu 3 etapas disputadas em Gold Coast, na Austrália, Rio Pro, no Rio de Janeiro e, Peniche, em Portugal.

Hoje aos 27 anos, Filipe Toledo é bicampeão mundial, tem 7 títulos pela WSL, foi classificado para as Olimpíadas de Paris 2024 e está em 4º lugar no ranking mundial pela primeira vez. 

Títulos do Brasil

Seria o Brasil o país do surf? Vale lembrar que o campeão olímpico Ítalo Ferreira, disputou um título contra Filipe Toledo no final do ano passado, foram 3 baterias. Filipinho venceu 2, e foi quando consagrou o seu primeiro título mundial e também uma vaga para Paris 2024.

  • 2014 – Gabriel Medina – tricampeão mundial
  • 2015 – Adriano de Souza (mineirinho) – 2º brasileiro da história a ser campeão do mundo
  • 2018 – Gabriel Medina
  • 2019 – Ítalo Ferreira – campeão olímpico
  • 2021 – Gabriel Medina
  • 2022 – Filipe Toledo – bicampeão mundial
  • 2023 – Filipe Toledo

Leia também: Filipe Toledo garante vaga para Paris 2024
Fonte: Globo Esporte, G1 e UOL

spot_img

Related Posts

Rayssa Leal une moda de luxo da Louis Vuitton ao skatewear da Nike

A campeã olímpica Rayssa Leal venceu Tokyo 2020 com apenas 13 anos. Aos 11 se tornou a skatista mais...
spot_img