Como ter mais determinação na prática de esportes? 

LifestyleComo ter mais determinação na prática de esportes? 

Compartilhe!

Sabemos que esportes radicais como o surf e o skate precisam de muita coragem e determinação, por conta de acidentes durante as manobras que podem ser simples ou mais radicais.

Já se perguntou como funciona a recuperação dos atletas?
Alguns são liberados quando ainda estão em recuperação, porém não apresentam riscos de ferimentos graves.

Um grande exemplo disso é o skatista profissional Pedro Carvalho, que competiu o STU Criciúma 2023 com o seu pulso lesionado e, mesmo assim, conquistou o terceiro lugar no pódio.

Por isso, vamos falar sobre dicas de como manter a sua determinação no esporte, porque sim, terão momentos difíceis. 

Dicas para aumentar a sua determinação nos esportes

Ter paixão pelo que faz e muita força de vontade são pontos fundamentais para se dedicar a um esporte. Isso independente do sexo, da idade, da condição financeira. É preciso sempre manter o foco em seus treinos.

Seja na academia, em um clube do seu bairro, com corridas ou caminhadas diárias, alimentação regular, beber bastante água entre outros, manter isso na sua rotina, com horários e muita disciplina, fará você manter o foco no esporte. Basta fazer algumas adaptações e se jogar.

Determinação nas ondas

Vini Santos, nas ondas de Nazaré, Portugal

O surfista Vinicius dos Santos, 32 anos e de Florianópolis, é um ex-salva-vidas que agora tem uma jornada admirada e consagrada. Em fevereiro de 2022 ele surfou na maior onda da sua carreira, de 29,68 metros e equivalente a um prédio de 8 andares, na Vila Nazaré em Portugal, conhecida mundialmente por ter ondas gigantes.

Chegou a ser indicado no Big Waves 2021, similar a um Oscar das maiores ondas, mas não levou o prêmio.  Sua grande conquista – surfar a maior onda – está em análise para registro no Guiness Book, o livro dos recordes mundiais.

Realização de um sonho de infância

Vini Santos


Vini Santos aos 3 anos, Florianópolis

Vini Santos, ama o surf desde os 3 anos, mas iniciou sua carreira como salva-vidas nas praias de Florianópolis. Juntou dinheiro para poder entrar nas competições e iniciar seus treinos no mar. Com muita persistência, lesões e determinação ele chegou a esse feito aos 32 anos.

Vini Santos, 32 anos

Ele já quebrou o pé, ombros, cotovelos, perna e bateu a cabeça, além de lesionar joelho e pernas. Não é nada fácil enfrentar essas ondas gigantes, Vini contou ao Gama Revista, que precisou de muita fé, apoio dos amigos e muita consistência nos seus treinos. 

Mas ele se manteve firme até o fim, com os treinos em dia para realizar seu sonho de infância. A partir dessa paixão, surgiu essa vontade de perseguir e conseguir surfar ondas gigantescas.

Determinação nas pistas de skate

Pâmela Rosa, com título de bicampeã mundial no Skate Street

A skatista profissional Pâmela Rosa, 23 anos, é bicampeã da Street League e já participou das Olimpíadas. Ela preserva mais o cuidado com o corpo do que repetições nos treinos, um aprendizado que teve que adquirir na marra.

Em resposta ao Globo Esporte, ela comenta que treinou até o último momento e se machucou dois dias antes de competir nas Olimpíadas de Tóquio. 

Por isso, atualmente, ela para de treinar dois dias antes da viagem, assim tem um tempo de descanso e não força o seu corpo, no seu limite.

Disciplina do futebol no skate

Além da sua paixão por skate, Pâmela também ama o futebol. É fã de Rogério Ceni e Cristiano Ronaldo. As regras do futebol servem de reflexão para Pâmela, onde o ganhador da competição, só é definido depois da última manobra e da última volta. 

Pâmela já conseguiu vencer muitos prêmios e virar o jogo durante os momentos finais.

Desistir não faz parte do seu vocabulário, tem que acreditar e persistir sempre. Isso que é determinação! É assim que ela busca a medalha nos Jogos Olímpicos de Paris 2024.

Agora que você viu que a inspiração e determinação andam juntas, qual será o seu ponto de partida para fortalecer a prática de esportes?

Leia também: Kelly Slater projeta se aposentar depois de Paris 2024

Fonte: Gama Revista, Olympics e Globo Esporte

spot_img

Posts recomendados

Conheça a história da marca Hurley

A Hurley é uma marca californiana de surfwear, que começou com a paixão pelo esporte e pelo mar. Com...
spot_img

Posts Populares

Por que comprar um longboard?

O Longboard, assim como o skate, é um shape que você pode usar com muita versatilidade. Conhecido pelos asfaltos,...