Classificação de brasileiros no ISA Games

Compartilhe!

A CBSurf convocou os surfistas Filipe Toledo, João Chianca, Gabriel Medina, Tatiana Weston-Webb, Luana Silva e Silvana Lima para o International Surf Association (ISA), Associação Internacional do Surf, como classificatória olímpica para Paris 2024.

Os melhores são escalados para as Olimpíadas, os seguintes são direcionados aos Jogos Pan-Americanos. A competição acontece em El Salvador, mais conhecida como Surf City.

Como funciona a classificação Olímpica do surf?

Filipe Toledo
Filipe Toledo

É obrigatório pela ISA que o país defina os dois melhores surfistas por Comitê Olímpico Nacional (CON), conforme o ranking do WSL que é a Liga Mundial do Surf. Oito do feminino e dez do masculino são classificados durante as competições.

Na sequência, entra o ranking da ISA Games de 2022, 2023 e 2024. No ano passado, os Estados Unidos e o Japão garantiram suas duas vagas e, caso consigam cotas por outros critérios, podem escalar mais um atleta.

O ISA Games deste ano vai ter uma vaga nominal por todos os continentes, com exceção das Américas. Essa definição ficará por conta dos Jogos Pan-americanos Santiago 2023, em que se houver duas classificações pelo CON, a vaga continental será repassada. 

Já o ISA Games 2023 terá vagas nominais para cinco masculino e sete no feminino. Irá valer uma vaga por gênero nas disputas por equipes. A depender dos critérios, um dos países poderá ter uma vaga adicional.

Quantos surfistas competem no ISA Games?

São 297 surfistas de 64 países diferentes, onde terão 28 dos 40 atletas que participaram de Tokyo 2020. A disputa está em aberto e será bem emocionante, com muita torcida e claro, demonstrações de técnicas para garantir as últimas vagas para Paris 2024.

Na competição segue o bicampeão do Championship Tour John John Florence, a atual campeã olímpica dos Estados Unidos Carissa Moore, o medalhista de prata do Japão Kanoa Igarashi e a tricampeã mundial da Austrália, Sally Fitzgibbons.

A Oceania, Ásia, Europa e África competem por 8 vagas na disputa que segue em aberto em El Salvador.

Surfistas já classificados: 

Tati West ISA Games
Tati West
  • Com informações atualizadas, a Tatiana Weston foi a primeira classificada para Paris 2024 pelo ranking da Championship Tour da WSL em abril;
  • Filipe Toledo venceu o Jefreey’s Bay em julho e se tornou tricampeão nas finais da África do Sul e garantiu a sua vaga;
  • A segunda vaga no masculino será definida entre Gabriel Medina e Yago Dora. Nesta reta final, os dois darão um show nas ondas para conquistá-las. Quem será que leva a melhor?

Leia também: Filipe Toledo é classificado para Paris 2024

Fonte: Olimpíada Todo Dia, Olympícs, Globo Esporte

spot_img

Related Posts

Rayssa Leal une moda de luxo da Louis Vuitton ao skatewear da Nike

A campeã olímpica Rayssa Leal venceu Tokyo 2020 com apenas 13 anos. Aos 11 se tornou a skatista mais...
spot_img