6 dicas para cuidar da sua prancha de surf

Reviews e Dicas6 dicas para cuidar da sua prancha de surf

Compartilhe!

Aventuras, adrenalina e muitas ondas são o passatempo preferido de surfistas amadores e também surfistas profissionais. Mas para manter a sua prancha de surf segura, é preciso colocar em prática alguns cuidados.

Como a prancha de surf é um equipamento que vive em contato com a água, o ideal é que sejam compradas em locais especializados, para te passarem todas as orientações necessárias e manter a sua segurança em cada uso.

Por isso, separamos as principais dicas para você não passar apuros com a sua prancha de surf. Cuidados que podem mudar conforme a temperatura climática, o material utilizado e que aumenta a durabilidade, para não te abandonar durante as competições.

Confira quais cuidados precisa ter com a sua prancha de surf

Evite calor em excesso

sol em excesso na prancha de surf

Apesar de dias ensolarados serem mais convidativos para o surf, o sol e o calor extremo podem causar problemas na sua prancha. Provoca a saída da película protetora e isso causa grandes bolhas externas, fica amarelada, o vidro e fibra ficam enfraquecidos e a laminação pode sair.

Por isso, evite deixar a prancha exposta ao sol e calor, principalmente em dias extremamente quentes, tente colocá-la na sombra, isso mantém sua durabilidade. Sempre seque após usar.

Guarde em local adequado

sol em excesso na prancha de surf

Nunca guarde no teto do carro ou no banco, isso causa aquecimento e vai danificar a prancha de surf. Não a deixe apoiada sem prendê-la ou colocar uma capa antes, ela pode cair ou ficar muito exposta.

Use uma capa de prancha

Se for guardá-la na vertical (em pé), apoie sob uma espuma ou um lugar fixo ao chão. O mais recomendado é colocar em uma capa de prancha e pendurar na horizontal na parede, em local arejado e com sombras.

  • A melhor escolha são as de 8 a 10 mm, mas só o fato de ter uma capa já contribui para o armazenamento correto da prancha;
  • Só tire da capa quando for surfar;
  • Se preferir, pode usar um plástico bolha ao transportá-la;
  • Caso precise levá-la amarrada no teto do carro, cuidado para não apertar muito, isso pode danificar.

Faça manutenção sempre que necessário

prancha de surf

Se a sua prancha de surf quebrou, tem rachaduras ou aparenta algo estranho, vá atrás de uma loja ou profissional especializado e faça o conserto dela. 

Não use se aparentar alguma anomalia, isso pode te causar acidentes, reduzir seu desempenho e afetar a durabilidade. Tenha sempre um kit básico com você.

Troque a cera

sol em excesso na prancha de surf


Algumas vezes no ano faça a troca da cera e sempre retire parafina da prancha, pois assim os problemas podem ficar mais aparentes, isso facilita na hora de fazer consertos. Não aplique mais parafina do que o necessário, a sua prancha de surf vai ficar pesada.

Tire o sal da prancha

sol em excesso na prancha de surf

Enxágue a sua prancha de surf após sair das ondas, para retirar o sal do mar e depois a mantenha seca. O mesmo vale para as roupas e equipamentos que usar nas ondas, porque o sal é corrosivo e pode desgastar e deixar com aparência de velha.

Dica extra

prancha de surf

Se puder, tenha mais de uma prancha em casa. Assim, se precisar fazer a manutenção dela ou quiser companhia nas ondas, já fica com uma de reserva. Além disso, caso o desgaste seja intenso, em relação a treinos para competições, ter outra é sempre a melhor opção.

Agora que já sabe como cuidar da sua prancha de surf, pode se aventurar à vontade!

Compartilhe esse conteúdo com quem precisa dessas dicas e não esqueça de conferir o blog da Over.

Fonte: Hawaii Surf Point

Leia também: Como ter mais determinação, na prática de esportes?

spot_img

Posts recomendados

Conheça a história da marca Hurley

A Hurley é uma marca californiana de surfwear, que começou com a paixão pelo esporte e pelo mar. Com...
spot_img

Posts Populares

Por que comprar um longboard?

O Longboard, assim como o skate, é um shape que você pode usar com muita versatilidade. Conhecido pelos asfaltos,...