Aventuras, adrenalina e muitas ondas são o passatempo preferido de surfistas amadores e também surfistas profissionais. Mas para manter a sua prancha de surf segura, é preciso colocar em prática alguns cuidados.
Como a prancha de surf é um equipamento que vive em contato com a água, o ideal é que sejam compradas em locais especializados, para te passarem todas as orientações necessárias e manter a sua segurança em cada uso.
Por isso, separamos as principais dicas para você não passar apuros com a sua prancha de surf. Cuidados que podem mudar conforme a temperatura climática, o material utilizado e que aumenta a durabilidade, para não te abandonar durante as competições.
Confira quais cuidados precisa ter com a sua prancha de surf
Evite calor em excesso
Apesar de dias ensolarados serem mais convidativos para o surf, o sol e o calor extremo podem causar problemas na sua prancha. Provoca a saída da película protetora e isso causa grandes bolhas externas, fica amarelada, o vidro e fibra ficam enfraquecidos e a laminação pode sair.
Por isso, evite deixar a prancha exposta ao sol e calor, principalmente em dias extremamente quentes, tente colocá-la na sombra, isso mantém sua durabilidade. Sempre seque após usar.
Guarde em local adequado
Nunca guarde no teto do carro ou no banco, isso causa aquecimento e vai danificar a prancha de surf. Não a deixe apoiada sem prendê-la ou colocar uma capa antes, ela pode cair ou ficar muito exposta.
Use uma capa de prancha
Se for guardá-la na vertical (em pé), apoie sob uma espuma ou um lugar fixo ao chão. O mais recomendado é colocar em uma capa de prancha e pendurar na horizontal na parede, em local arejado e com sombras.
- A melhor escolha são as de 8 a 10 mm, mas só o fato de ter uma capa já contribui para o armazenamento correto da prancha;
- Só tire da capa quando for surfar;
- Se preferir, pode usar um plástico bolha ao transportá-la;
- Caso precise levá-la amarrada no teto do carro, cuidado para não apertar muito, isso pode danificar.
Faça manutenção sempre que necessário
Se a sua prancha de surf quebrou, tem rachaduras ou aparenta algo estranho, vá atrás de uma loja ou profissional especializado e faça o conserto dela.
Não use se aparentar alguma anomalia, isso pode te causar acidentes, reduzir seu desempenho e afetar a durabilidade. Tenha sempre um kit básico com você.
Troque a cera
Algumas vezes no ano faça a troca da cera e sempre retire parafina da prancha, pois assim os problemas podem ficar mais aparentes, isso facilita na hora de fazer consertos. Não aplique mais parafina do que o necessário, a sua prancha de surf vai ficar pesada.
Tire o sal da prancha
Enxágue a sua prancha de surf após sair das ondas, para retirar o sal do mar e depois a mantenha seca. O mesmo vale para as roupas e equipamentos que usar nas ondas, porque o sal é corrosivo e pode desgastar e deixar com aparência de velha.
Dica extra
Se puder, tenha mais de uma prancha em casa. Assim, se precisar fazer a manutenção dela ou quiser companhia nas ondas, já fica com uma de reserva. Além disso, caso o desgaste seja intenso, em relação a treinos para competições, ter outra é sempre a melhor opção.
Agora que já sabe como cuidar da sua prancha de surf, pode se aventurar à vontade!
Compartilhe esse conteúdo com quem precisa dessas dicas e não esqueça de conferir o blog da Over.
Fonte: Hawaii Surf Point
Leia também: Como ter mais determinação, na prática de esportes?