As disputas por medalhas no surf e no skate foram bem acirradas, e contam com as presenças de atletas brasileiros. Em sua maioria se aproximaram do pódio, mas Rayssa Leal, Tati Weston-Webb e Gabriel Medina garantiram suas vitórias nas Olimpíadas.
Confira as premiações no Skate
As classificatórias aconteceram de 27 de julho a 7 de agosto, em que as apostas do Brasil estavam mirando a “fadinha” Rayssa Leal, que não deixou de trazer outra medalha ao país. Um fato curioso é que em Tokyo 2020, Rayssa havia conquistado medalha de prata e subiu ao pódio com duas japonesas, e desta vez as bandeiras se repetem.
Skate Street Feminino
Pódio feminino Street
- Coco Yoshizawa – 272,75
- Liz Akama – 265,95
- Rayssa Leal – 253,37
Rayssa Leal, skatista maranhense de apenas 16 anos, se tornou a atleta mais jovem a receber medalhas olímpicas em anos diferentes. A prova aconteceu no Parque Urbano La Concorde, e mais uma vez a fadinha fez história.
“Coisa linda. Na final, fiquei muito feliz. Consegui fazer meu melhor. Estava muito cansada, mas completei as manobras.” disse ao Globo Esporte
Skate Street Masculino
Pódio masculino Street
- Horigome Yuto – 281,14
- Jagger Eaton – 281,04
- Nyjah Huston – 279,38
A final aconteceu no dia 29 de julho, o japonês Hogome Yuto se tornou bicampeão olímpico, já que nas Olimpíadas de Tokyo ele também levou ouro. Consagrou a sua vitória em Paris na última volta.
Jagger ganhou medalha de prata e ficou a apenas 0,1 abaixo de Yuto. Já Huston garantiu a sua primeira vitória olímpica com o bronze.
O brasileiro Kevin Hoefler ficou na 6ª posição no ranking com nota 270,27 e, apesar de não ter conquistado medalha, ele arrebentou nas manobras, teve poucos erros e boas voltas. Mas a competição e as notas estavam bem acirradas.
Skate Park Masculino
Pódio masculino Park
- Keegan Palmer – 93,11
- Tom Schaar – 92,23
- Augusto Akio – 81,34
O nosso “japinha” Augusto Akio, 23 anos, ganhou bronze, além de mandar manobras iradas, também gosta de entreter o público, fazendo malabarismos no intervalo de sua penúltima volta.
— Senti que todo mundo vibrou tanto com as manobras quanto com a apresentação dos malabares. Foi realmente incrível. Gostei, de verdade, de ter vindo aqui e ter tido essa oportunidade. É uma consagração enorme representar nossa nação — declarou Akio.
Os outros skatistas brasileiros que também disputavam a final: Pedro Barros ficou na 5ª posição com 89,24 pontos; Luigi Cini ficou na 8ª posição com 88,98 pontos. Quase tivemos um pódio só de brasileiros, foi por pouco.
Skate Park Feminino
Pódio feminino Park
- Arisa Trew – 93,18
- Cocona Hiraki – 92,63
- Sky Brown – 92,31
A brasileira Dora Varella também disputou a final e chegou muito perto do pódio, terminando na 4ª posição com 89,14. Foi um grande marco para o skate park brasileiro, pois em Tokyo 2020, Dora havia ficado na 7ª posição.
Surf
Na estreia do Surf em Tokyo 2020, levamos a medalha de ouro com o Ítalo Ferreira. Isso gerou muita expectativa e pressão aos nossos surfistas brasileiros para conquistarem medalhas no esporte.
E conseguimos medalhas de prata no surf feminino com Tati Weston-Webb e medalha de bronze no surf masculino com Gabriel Medina.
Surf Feminino
Pódio surf feminino
- Caroline Marks – 10,50
- Tatiana Weston-Webb – 10,33
- Johanne Defay 12,66 contra 4,93 de Brisa Henessy
Tati Weston-Webb leva medalha de prata e um marco histórico para o surf feminino, sendo a primeira brasileira a ganhar medalha.
“Era uma decisão difícil no momento, só que daí comecei a pensar como meu coração sentia. Foi fácil depois disso. Eu me sentia muito mais brasileira do que havaiana, não sou havaiana. Nem sou dos Estados Unidos. Eu me sinto muito mais brasileira do que tudo. Escolhi representar nosso país e foi uma escolha incrível, mudou minha vida” – disse Tatiana, ao podcast Olympics.com
A disputa aconteceu em Teahup’o no Taiti, as ondas não estavam muito favoráveis, o que intensificou ainda mais a competição. A brasileira Luana Silva chegou até as quartas de final, foi eliminada com 5.47
Surf Masculino
Pódio surf masculino
- Kauli Vaast – 17,67
- Jack Robinson – 7,83
- Gabriel Medina – 15,54
João Chianca chegou às quartas de finais com nota 9,33, sendo eliminado por Medina com nota 14,77. Filipe Toledo participou até a segunda rodada classificatória.
“Esse mar já me deu muita alegria. Faz parte, a gente tem que saber lidar com o mar, infelizmente a minha primeira bateria foi de poucas ondas, mas faz parte do esporte. Fico feliz por dar o meu melhor e isso que é importante, independentemente do resultado. O começo foi triste, mas terminou com um final feliz. Estou amarradão”, disse, em declarações ao Sportv.
Em Tokyo 2020 Medina ficou em 4º lugar e dessa vez, conquistou o seu lugar no pódio. E também teve a melhor nota do surf, nas oitavas de finais recebeu nota 9.90, mais um marco histórico nas olimpíadas e para o Brasil.
Esperamos mais medalhas no surf e no skate em Los Angeles 2028.
Para quem vai a sua torcida?
Leia também: Paris 2024: Tati Webb e Medina conquistas juntos duas vagas nas Olimpíadas
Fontes: Globo Esporte, CNN, Olympics e ESPN