Março – Mês das Mulheres: campeãs no surf e no skate

Compartilhe!

No mês de março comemora-se o Dia Internacional da Mulher e não podíamos deixar de fora as mulheres incríveis que fazem parte do mundo do esporte, e claro, das modalidades Surf e Skate.

Estes esportes ficaram bastante em alta por suas estreias nas Olimpíadas de Tokyo, em 2021 e a representação feminina brasileira não deixou a desejar nas competições, sendo o país bem representado por grandes campeãs.

Bora conhecer estas guerreiras? Vem com a gente.

Campeãs do Skate

Nossas skatistas brasileiras colecionam títulos de campeonatos mundiais e em 2021, durante as Olimpíadas a de maior destaque, quebrou o recorde mundial, se tornando grande prodígio da modalidade.


Pâmela Rosa

A atual líder do ranking mundial do skate, com 22 anos, nascida no interior de São Paulo, iniciou nesta modalidade de esporte aos 8 anos, e hoje esbanja títulos renomados na modalidade street. Ganhou medalha de Ouro em dois campeonatos mundiais: em 2019 na cidade de São Paulo e em 2021 em Jacksonville, na Flórida.

Também foi medalha de ouro nos Jogos Pan-Americanos Juniores em 2021, além da sua participação na competição do X-Games: 2 ouros, 3 pratas e 1 bronze nos anos de 2014 a 2019, sendo destaque internacional.

Leticia Bufoni

Mais conhecida como a “princesa do skate”, é um dos maiores nomes do skate no auge dos seus 28 anos, nascida na zona leste de São Paulo, também da modalidade street e iniciou sua carreira aos 9 anos. Esteve nas Olimpíadas em 2021 e coleciona medalhas de ouro em campeonatos internacionais.

Nos campeonatos mundiais que disputou, ganhou 1 medalha de olho em Chicago no ano de 2015, 2 pratas em Los Angeles 2016-2017 e 1 prata no Rio de Janeiro em 2018.Se tornou grande destaque no X-Games, recebendo o título de maior vencedora da história da competição por ter ganhado 7 medalhas de ouro, além de 6 pratas e 4 bronzes.

Rayssa Leal

A prodígio do skate, mais conhecida como “fadinha”, com 14 anos e nascida no estado do Maranhão, se tornou conhecida ao viralizar um vídeo na internet, em que realizava manobras de skate vestida de fada, com apenas 8 anos de idade.

Competiu nas Olimpíadas do ano passado aos 13 anos, sendo contemplada com o título de “Espírito Olímpico” pela COI – Comitê Olímpico Internacional, se tornando a medalhista mais jovem de uma Olimpíada em competição individual, ao levar a medalha de prata. Também levou para casa medalha de ouro na modalidade de salto no street.

Em 2019 ganhou medalha de ouro na competição internacional SLS – Street League Skateboarding, em Los Angeles, dividindo o pódio com a Pâmela Rosa que levou a prata.

Campeãs do Surf

Tatiana Weston-Webb


Começou no surf aos 8 anos em Porto Alegre, participou das Olimpíadas e atualmente, aos 25 anos, faz parte do principal campeonato mundial do esporte, o World Women ‘s Championship Tour. É vice-campeã em ranking mundial pela WSL, Liga Mundial do Surf.

Silvana Lima

A cearense de 37 anos, foi considerada 8 vezes a melhor surfista brasileira e conquistou o título de vice-campeã internacional duas vezes, em 2008 e 2009, 4 vezes campeã brasileira e participou das Olimpíadas, em 2021.

Maya Gabeira

Aos 34 anos, a carioca é recordista mundial e se desafiou surfando a maior onda do mundo em 2021, na Praia do Norte em Portugal, com 22,4 metros de altura, quebrando seu próprio recorde de 2018 que foi de 20,7 metros de altura.

Em 2009 recebeu o Prêmio ESPY de Melhor Atleta de Esportes de Ação Feminina e no ano seguinte o prêmio Teen Choice de Atleta Feminina de esportes radicais.

E aí, gostou? 

Desejamos a todas as mulheres do mundo não só um Dia Internacional da Mulher, mas que todos os dias vocês sejam livres para conquistar o que desejarem!

Acompanhe nosso Blog e fique por dentro de notícias e curiosidades sobre o Surf e Skate!

Fonte: Gazeta Zero Hora e Vogue

Veja também: Skate e Surf: Pós Olimpíadas rumo à Paris 2024

spot_img

Related Posts

Rayssa Leal une moda de luxo da Louis Vuitton ao skatewear da Nike

A campeã olímpica Rayssa Leal venceu Tokyo 2020 com apenas 13 anos. Aos 11 se tornou a skatista mais...
spot_img