Manual: como aprender a surfar?

Compartilhe!

Você quer fazer bonito nas suas primeiras tentativas de pegar onda? Então criamos um manual para você aprender tudo! Desde a escolha das pranchas, quais são as melhores roupas de surf e, é claro, como pegar suas primeiras ondas sem se machucar. 

Quais são os primeiros passos para aprender a surfar?

O surf é um esporte de alto impacto, por isso, se você não tem contato com o mar, sugerimos que você procure uma escola para dar os primeiros passos. No litoral brasileiro há diversas escolas para você começar. Eles passarão técnicas e mostrarão movimentos básicos, como ficar em pé, remar e se equilibrar na prancha.  Mas, se você está ansioso para algumas dicas, veja nosso passo a passo: 

1º passo: escolha sua prancha de surf

A prancha é sua base no mar, diante disso, você deve escolhê-la com base na sua altura e peso. Importante: como você ainda não tem muita intimidade com o esporte, sugerimos que você dê uma olhada nas pranchas mais largas e mais compridas, as funboards e os longboards, pois elas te darão mais estabilidade e adesão para que você pegue as ondas. 

Com o tempo, você pode se desafiar e escolher pranchas menores. O peso da prancha é medido em litros. Quanto maior for a litragem do equipamento, maior estabilidade ele te dará.

LITROS PESO (KG)
33,2 45
35,1 50
37,6 55
38,9 60
41 65
44,1 70
47,3 75
50,4 80
53,6 85
56,7 90
59,9 95
64,8 100

2º passo: desvende a sua prancha 

Por que usamos parafina na prancha? 

A parafina te ajuda a ter mais estabilidade no equipamento. Use-a nas zonas da base dos seus pés. Nunca aplique a parafina em cima de uma cera velha. 

O que é o leash? 

É a cordinha que fica presa no seu calcanhar, impedindo que você perca a prancha ou machuque alguém quando tomar um caldo. 

Para que servem as quilhas? 

Em resumo, as quilhas vão afinar o seu desenvolvimento em cima da prancha, podendo variar de acordo com o tipo de onda que você pega e seu estilo de surf. Mas, basicamente, as quilhas laterais influenciam sua velocidade e propulsão, já a central dá mais estabilidade e pivot na sua prática. 

3º passo: quais são as roupas adequadas para surfar? 

Use roupas de borracha ou neoprene. Elas te protegem de assaduras, queimaduras do sol e do frio, em mares gelados. Você pode usar: long john, short john, blusa de neoprene ou camisetas de lycra. 

4º Passo: o que é o swell?

Se você é novo no mundo dos surfistas, já escutou eles mencionando o swell, conhecido também, como a ondulação do mar. Ele varia de tamanho e força, quanto maior uma onda, maior a sua dificuldade. 

Para iniciantes, como você, escolha praias mais tranquilas e com swell mais baixos. 

5º Passo: como aprender a surfar? 

Quando você aprende, as técnicas são passadas na areia. Treine bastante a remada e o movimento pop-up – empurrar a prancha para baixo, apoiar as mãos na altura do peito e se firmar para subir. Quanto mais você praticar em um solo, mais preparado você chega para se equilibrar no mar. 

Entre no mar deitado e reme com força até o swell. Está perto das ondas? Agora aplique o movimento pop-up e faça a subida rápida na prancha. Ficou em pé? Parabéns, você está dando suas primeiras dropadas nas ondas. Sem pressa, arrisque-se dando suas primeiras manobras também! 

Agora que você já sabe como dar os primeiros drops, dê uma olhada na Overboard e escolha os principais looks de surfistas para você!

spot_img

Related Posts

Rayssa Leal une moda de luxo da Louis Vuitton ao skatewear da Nike

A campeã olímpica Rayssa Leal venceu Tokyo 2020 com apenas 13 anos. Aos 11 se tornou a skatista mais...
spot_img