Inclusão skate Downhill nas próximas Olimpíadas

Compartilhe!

A próxima Olimpíadas já tem data marcada e acontecerá em Paris, 2024 de 26 de julho a 11 de agosto e, trazendo novidades no mundo do esporte, as eliminatórias do skate contará com a inclusão da categoria Downhill.

Também conhecido popularmente como “skate de ladeira”, é preciso fazer manobras e slides com o skate enquanto desce a ladeira. São avaliados:

  • Velocidade: para ter pontuação elevada, maior deve ser o controle e velocidade durante as descidas;
  • Dificuldade das manobras: figurinha carimbada de todas as competições, é a performance dos skatistas a cada manobra realizada, principalmente se for mais radical;
  • Estilo: tem a ver com a personalidade, em que as manobras saem de maneira mais fluida e espontânea;
  • Criatividade: inovar nas manobras, realizar uma performance mais ousada e diferenciada, atraindo os olhares dos jurados e podem garantir bons pontos;
  • Aproveitamento da ladeira: A ladeira é dividida em 3 partes – meio, canto direito e canto esquerdo;
  • Constância do skatista: conseguir realizar a competição sem erros, com firmeza nos movimentos e garantindo um bom rendimento.

E, ainda, dentro do Downhill existem duas categorias: 

Downhill Speed


A velocidade é o fator crucial das duas modalidades, mas nessa se torna mais essencial, já que o skatista campeão é aquele que cruzar primeiro a linha de chegada, não sendo levado muito em consideração os outros requisitos, caso ultrapasse a linha em uma má posição.

Downhill Slide

As manobras são mais consideradas nessa categoria, já que no slide, que é a derrapagem, a performance, o estilo e a criatividade vão contar muito para ter a pontuação desejada de campeão.

O skate continuará fazendo parte do quadro de novos esportes das Olimpíadas, junto a escalada, surf e break dance, o que não garante a sua continuação em competições posteriores.

Está ansioso para essa competição?

Confira os nossos skates e entre no ritmo das Olimpíadas.

Leia também: Festival Internacional de Cinema e Surf

spot_img

Related Posts

Rayssa Leal une moda de luxo da Louis Vuitton ao skatewear da Nike

A campeã olímpica Rayssa Leal venceu Tokyo 2020 com apenas 13 anos. Aos 11 se tornou a skatista mais...
spot_img