Como saber se o mar terá boas ondas? 

Compartilhe!

Muitos surfistas experientes já conseguem identificar se o mar está bom para surfar só de sentir o vento e ao entrar na água com a prancha, porque já tem costume e sabem que o mar dará boas ondas.

Mas para quem não tem tanta experiência e ainda está iniciando no surf, vamos passar algumas dicas de como saber se o mar terá boas ondas, ao olhar gráficos com as previsões e indicativos sobre vento, período e influência do mar.

Inicialmente é preciso saber onde essas informações serão buscadas, porque só deve ser levada em consideração a previsão oceânica e a costeira de fontes com credibilidade para não correr riscos.

O que deve ser observado no gráfico de ondas?

Os pontos que devem ser pesquisados e observados nos gráficos de surf, são: a ilha ou praia que será frequentada, se tem fortes ventos e em qual direção eles estão atingindo o mar, os horários, ondulações que criam as ondas e, por fim, a influência do mar.

Deve ser considerada também a região, o pico e a condição do mar antes de se analisar os demais pontos, pois já terão indicativos se o mar está próprio para surfar naquele momento, se há rajadas nas ondas ou não.

    • Localidade: região escolhida para surfar;
    • Velocidade do vento: o ideal é o terral, que sopra da terra para o mar;
    • Direção do vento e direção da ondulação: vento leste, vento sul, vento norte, vento sudeste, vento sudoeste, vento nordeste, vento noroeste;
    • Período: é medido por segundos, o ideal é que esteja de 10 a 16 segundos; abaixo de 7 segundos o mar está fechado;
    • Tamanho das ondas: as rajadas, altura que as ondas estão alcançando em metros; o ideal é estar a partir de 1 metro;
  • Influência dos mares: em relação a maré estar elevada ou baixa.

Onde posso encontrar o mapa de Surf?

No site Windguru tem todas as informações gráficas e com apontamentos da direção do vento, além de informações adicionais como ondas de vento, quilometragem, temperatura e pode alternar para vários locais do mundo. 

Como explicamos o que deve ser observado no gráfico, chegou o momento de testar se de acordo com o mapa a seguir (captado no dia 21/02/22), tem algum indicativo do mar ter boas ondas.

Segue exemplo do mapa de surf:

Mapa em grades:

mapa de ondas em grade


Mapa em linhas:

mapa de ondas em linhas

Localização GPS:

É possível alternar para identificar as temperaturas de cada dia, rajadas e ondulações de maneira geral, com uma visão ampla de vários dias da semana, com todos os períodos e quilometragens desejadas.

O mapa já abre com uma indicação de região específica, que estão mais próximas a mares mais frequentados por surfistas, mas caso queira saber sobre outra região basta alterar as informações.

Outra fonte é consultar o site do Centro Hidrográfico da Marinha, para saber se a região está com mau tempo e todas as outras informações sobre ventos e ondulações. O site é atualizado com previsão de 24 ou 48 horas, e acaba cobrindo mais informações da costeira.

Gostou do conteúdo? Acompanhe o Blog da Overboard para ficar por dentro do mundo do surf.

spot_img

Related Posts

Rayssa Leal une moda de luxo da Louis Vuitton ao skatewear da Nike

A campeã olímpica Rayssa Leal venceu Tokyo 2020 com apenas 13 anos. Aos 11 se tornou a skatista mais...
spot_img