O streetwear apesar de ter características únicas, como o uso de roupas mais largas , tênis, bonés e moletons. É um estilo que sempre passa por mudanças todos os anos, pois a moda agrega novos cenários e costumes ao que já conhecemos.
Desde os anos 70, a moda urbana tomou conta dos subúrbios americanos até ganhar o mundo todo e alcançar as grandes grifes como Louis Vuitton e Gucci. Influenciada pela cultura do hip hop, rap e street dance, foram criados modelos que permitem mostrar mais atitude e autenticidade a cada movimento.
E por meio das roupas casuais e esportivas que também ganhou o universo do surf e do skate, os amantes desse estilo de vida, podem mostrar a sua arte, manobras e tranquilidade através das suas roupas.
Por que o streetwear tem esse alcance mundial?
Conforme o Relatório de Impacto do Streetwear, um único item deste mercado pode gerar um gasto de $100 a 300 dólares e 16% ultrapassam esse gasto médio, chegando a vender até $500 dólares em produtos.
Já no Insights de pesquisa de negócios em 2022, o alcance de vendas mundiais foi avaliado em $187.583 e pode chegar ao valor de $265.142 milhões de dólares até 2032.
O que esperar do streetwear em 2025?
Separamos as principais tendências do estilo de rua para 2025, assim você poderá renovar o seu guarda-roupa com mais direcionamento. E ainda poderá contar com a qualidade impecável das marcas na Overboard. Confira!
Streetwear sustentável
O principal foco do streetwear tem sido a questão sustentável, como a criação de itens feitos de materiais recicláveis, com o intuito de reduzir o impacto negativo no meio ambiente. As marcas buscam ter linhas mais ecológicas, sem deixar a sua identidade e qualidade de lado.
Apelidada de moda eco consciente, também são atribuídas a designs mais minimalistas, simples e atemporais para combinar com tudo e com qualquer época do ano.
Um exemplo disso é o Tênis Unissex Vans Ultrarange VR3 Drizzle que é feito de materiais reciclados, que permitem conservar o equilíbrio ecológico:
- Sua entressola Vr3Cuch utiliza 50% de espuma EVA de base biológica, parcialmente derivada de plantas;
- Possui Knit ecosustentável que permite mais respirabilidade aos pés, e pode ser feito de poliéster reciclado a partir de garrafas PET.
Revival dos anos 2000 (Y2K)
Y2K é a abreviação em inglês dos anos 2000, o visual retrô sempre volta para a moda, com jeans de cintura baixa e tracksuits coloridos.
Como a Calça Jeans Feminina Element Sticker Azul com modelagem slim fit e design moderno. E a Calça Masculina Hurley Company Ocre com bolsos frontais e traseiros para proporcionar mais praticidade.
Quando se fala de tracksuit ou moletons coloridos, nós temos os melhores como o Moletom Masculino Nike Sportswear Club em amarelo vibrante, com capuz ajustável e bolso canguru para se destacar por onde for.
E também o Moletom Masculino Adidas Adicolor Classic 3-Stripes Semi Lucid Blue confeccionado em 70% Algodão e 30% poliéster reciclado com tecnologia Better Cotton, que torna a produção de algodão global melhor.
Moda Digital e NFTs
A tecnologia e universo virtual também se encontram com o streetwear, onde as gigantes esportivas como Adidas e Nike já conquistaram seu espaço no mundo dos NFTs. E as marcas de grife como Louis Vuitton também não ficaram para trás, recriando seus desfiles de moda com edições limitadas para os usuários do multiverso, permitindo vestirem seus avatares.
A Adidas é uma das marcas que mais dominam projetos de lojas, promovendo muita interatividade e outras ações no multiverso, além de ter tido a primeira coleção de roupa em NFTs, a“ Virtual Gear”, lançada na plataforma com 16 peças de edição limitada.
A Nike criou o “Dunk Genesis CryptoKicks”, inspirado nos tênis reais, só que no multiverso é possível alterar as suas cores e alterar detalhes no design. Foram vendidos 600 pares em 6 minutos, ocasionando uma receita de $3,1 milhões de dólares.
Colaborações e edições limitadas
As collabs e edições exclusivas já faziam parte da moda física antes da era de NFTs e continuará no virtual também. Parcerias com artistas, skatistas, sufistas, astros do basquete, personagens, sempre deram o que falar e vão continuar animando o mundo do streetwear em 2025.
Moda unissex
Não usar roupas que definem um gênero, é uma grande tendência do streetwear, já que a moda unissex sempre foi muito utilizada na cultura de rua. Pode ser estilizada de várias maneiras e foge do visual tradicional.
O streetwear em 2025 é a ampliação da ousadia, liberdade de movimentos, inovação e sustentabilidade que fazem parte da cultura urbana. Qual das tendências você vai adotar neste novo ano?
Fonte: Exame, Forbes, VibeOStudios, Alibaba e TC