O IBGE já constatou que existem mais de 8 milhões de skatistas no Brasil, dados que superam os Estados Unidos que contém 6 milhões. Temos uma nação representada por campeões nas competições, com muitos prêmios e medalhas olímpicas, sem dúvidas o skate domina.
Por isso, se você já é skatista, ou tem vontade de iniciar o esporte, separamos dicas muito importantes para garantir a sua melhor performance e aumentar a durabilidade do seu skate. Confira!
Performance no skate
O primeiro ponto é aprender a controlar o seu equilíbrio, pois estudos indicam que 37% dos tombos nas pistas são causadas pela falta de equilíbrio nas manobras; já apenas 26% caem antes de finalizar a performance.
Treine a sua mente
A sua mente deve estar conectada com o seu corpo, para fazer os movimentos com mais precisão e firmeza, isso vai facilitar na hora de criar o equilíbrio a cada manobra. Junto com a sua endorfina o seu corpo vai receber a adrenalina que precisa para se jogar na pista.
Faça exercícios físicos
Para evitar lesões e ter um bom desempenho, opte por atividades físicas como musculação, treinos funcionais. Assim criará mais resistência e força e terá mais controle nos momentos de mais impacto e também os de quedas.
Tenha cuidado com os pés e tornozelos
Os pés e os tornozelos são fundamentais para as aterrissagens e para melhorar a sua postura em cima do skate. Se essas partes não estiverem bem alongadas podem resultar em dores ou torções e isso vai causar o afastamento das pistas por um período de tempo.
Como cuidar melhor do meu skate?
Separamos algumas dicas rápidas para manter o seu shape sempre novo.
- Deixe o shape seco, se ele absorver água pode se partir junto aos impactos das manobras, então faça a limpeza a seco. É importante que o tamanho esteja bem ajustado ao seu pé, no qual deve estar centralizado em cada ponta;
- Mantenha uma rotina de limpeza e lubrificação nos rolamentos, para garantir a velocidade da performance do seu skate;
- Reveze o uso das rodas, utilize os dois lados para reduzir os desgastes;
- Deixe os parafusos sempre ajustados, precisam estar bem apertados ao truck, para não correr o risco de saírem e desmontarem o seu skate;
- Use um tênis adequado para não danificar o shape, te ajudar no amortecimento e no anti impacto nas manobras;
- Treinar em locais mais adequados, como pistas de skates, skate parques é o ideal para não danificar as suas rodas e para manter sua segurança.
Você já seguiu alguma dessas dicas?
Para ficar por dentro do que rola no mundo do skate, acompanhe o Blog da Overboard.
E se já quiser adquirir o seu shape, ou os produtos necessários para um treino mais adequado, visite o nossa loja!
Fontes: Red Bull e Hawaii Surf Point